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12 março, 2024

SCANIA E NAVISTAR

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Scania fornece trem de força para caminhões Navistar nos EUA

Nova linha de caminhões Navistar LT passa a utilizar motor e câmbio da Scania, como parte do processo de compartilhamento de sistemas das marcas do Grupo Traton

Scania estreia em caminhões nos Estados Unidos com motor e transmissão

Crédito: International/Divulgação

A Scania passou a fornecer motores e câmbios para os caminhões da Navistar nos Estados Unidos. No primeiro momento, os novos trens de força vão equipar dos modelos LT. Vale lembrar que as marcas sueca quanto americana fazem parte do Grupo Traton. Ou seja, a mesma companhia que controla as alemãs Volkswagen Caminhões e Ônibus e MAN.

Assim, a tendência é de que cada vez mais modelos passem a utilizar a mesma plataforma modular. Com isso, haverá maior compartilhamento de itens como motor, transmissão e soluções eletrônicas, entre outros. Assim, o objetivo é reduzir custos e aumentar a eficiência e rentabilidade das empresas.

Segundo as companhias, trata-se do sistema S13. Ou seja, com motor Scania de 12,7 litros e seis cilindros em linha combinado à transmissão automatizada T14, baseada na G33. Portanto, trata-se de uma caixa de 12 velocidades e mais duas marchas super reduzidas.

Motor e caixa G33 da Scania estreiam nos caminhões LT da International nos EUA

Redução de consumo chega a 15%

De acordo com a empresa, o motor Scania tem opções de potências de 375 cv a 520 cv. Por sus vez, o torque varia de 173 mkgf a 256 mkgf, disponíveis a partir das 900 rpm. Como resultado, a nova série LT, de caminhões rodoviários da Navistar, tem consumo de combustível até 15% menor. Seja como for, vale ressaltar essa melhoria tem a ver também com a utilização do pacote de itens aerodinâmicos.

Até então, os caminhões Navistar tinham transmissão automatizada Eaton Endurant HD, de 12 marchas. Além disso, o motor era o International A26, baseado no MAN D26, também de seis-cilindros em linha.

SCR

O novo trem de força S13 tem tecnologia SCR, com injeção Arla 32 de dois estágios. Assim, dispensa a necessidade do sistema EGR. Entre outros destaques do motor estão os dois cabeçotes e o turbo de geometria fixa. Além disso, há sistema de injeção de combustível com pressão inferior de 1.800 bar. Já a taxa de compressão é de 23:1.

 

Por: estradao.estadao.com.br em Notícias Amalcaburio

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