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7 março, 2024

MERCEDES BENZ

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Mercedes-Benz: como surgiu uma das marcas mais famosas do mundo

Mercedes-Benz, que surgiu fazendo automóveis

Mercedes-Benz: a marca da “graça” que ganhou o mercado com alta tecnologia e sofisticação

A história da Mercedes-Benz começou há mais de 150 anos. Ou seja, bem antes da união de Gottlieb Daimler com Karl Benz. Aliás, em 1886 Benz patenteou um veículo que é considerado como primeiro carro do mundo com motor de combustão interna. Batizado de Motor Wagen, era um triciclo. Depois, em 1891, a Benz & Cia produziu o primeiro carro com quatro rodas.

Gottlieb Daimler, juntamente com Wilhelm Maybach, desenvolveu em 1885 o protótipo de um motor movido a gás. No ano seguinte, a dupla instalou essa solução em uma espécie de carroça e criou o primeiro automóvel a gás. Como resultado, em 1890 eles fundaram a Daimler-Motoren-Gesellschaft (DMG).

O torpedinho foi o caminhão da marca a estrear no Brasil com motor diesel, novidade para a época

O primeiro carro de carga

Como uma previsível evolução dos primeiros veículos motorizados, Daimler e Benz se uniram em 1896. E desenvolveram o primeiro caminhão do mundo. Tratava-se de um modelo rudimentar. Como o objetivo não era transportar pessoas, não havia cabine como conhecemos atualmente.

Desde o início, o destaque do modelo era sua robustez. Nesse sentido, havia aros de ferro que cobriam as rodas. O motor de dois cilindros a gasolina ficava na traseira. Inicialmente, a capacidade de carga útil era de 1,5 tonelada.

Surgimento da Mercedes-Benz

Em abril de 1900, o austríaco Emil Jellinek batizou de Mercédès os carros que comprou da DMG. A nova marca, nome de sua primeira filha, foi registrada em 1902. Com a fusão da Daimler com a Benz, em 1926, surgiu uma das mais prestigiadas fabricantes de veículos do mundo; a única com nome de mulher.

Embora a história mais aceita é a de que Jellinek quis homenagear a garota, há controvérsias. Alguns historiadores dizem que o então cônsul geral do Império Austro-Húngaro na França queria mesmo evitar problemas judiciais. Afinal, com a morte de Daimler, em março de 1900, a DMG pôs à venda o nome comercial “Daimler”.

Para evitar dores de cabeça, Jellinek mudou os nomes dos carros. O primeiro a ostentar a nova marca foi o Mercedes 35 PS, que participou da Semana de Corrida de Nice, em 1901. Seja como for, é notório que Jellinek batizou várias de suas propriedades com o nome da filha. Assim, isso lhe rendeu o apelido de “Senhor Mercedes”.

Em julho de 1903, ele recebeu autorização para mudar seu nome para Emil Jellinek-Mercédès. “Provavelmente, é a primeira vez que um pai adota o nome de sua filha”, disse. Com a fusão da DMG com a Benz & Cia., estava criada a Mercedes-Benz.

E nasce uma estrela

O mundialmente famoso símbolo da Mercedes-Benz, a estrela de três pontas, representa a triplicidade das atividades da Daimler. Ou seja, fabricante de motores para uso em terra, mar e ar. Dessa forma, o logotipo foi adotado em 1909, após a morte de Gottlieb Daimler.

O símbolo foi inspirado na figura que Daimler havia desenhado num cartão postal que ele enviou à sua esposa. Na correspondência, havia a seguinte frase. “Um dia, essa estrela brilhará sobre a minha obra”.

Ao longo dos anos, o símbolo passou por várias atualizações. Em 1923, foi acrescentado o círculo. Um ano depois, com a fusão das empresas Daimler e Benz, foi incluída a coroa de louros, herdada do logotipo da Benz. A forma adotada em 1933 praticamente não mudou desde então.

Mercedes-Benz no Brasil

O primeiro caminhão Mercedes- Benz fabricado no Brasil surgiu em 1956. Assim, marcando o início efetivo de produção da fábrica de São Bernardo do Campo.

Seja como for, tratava-se do L-312, apelidado de torpedo devido à forma característica do cofre do motor. Mal sabia a Mercedes-Benz que anos mais tarde, a marca se tornaria dona dos maiores ícones do transporte brasileiro.

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De olho na eletrificação

Além disso, a Mercedes-Benz oferece ao mercado caminhões elétricos. Dessa forma, tudo indicar que o próximo passo será introduzir os caminhões zero emissões no Brasil. Como o e-Actros. Nesse sentido, a projeção é que a estreia ocorra na Fenatran. Afinal, o modelo já é vendido em alguns países da América Latina. Nesse sentido, a fabricante conta com o eO500U, ônibus 100% elétrico.

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Por: estradao.estadao.com.br em Notícias Amalcaburio

Crédito:Mercedes-Benz/Divulgação

 

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