Notícias

3 abril, 2024

IVECO

() Comentários

Lançamentos

Caminhão Iveco S-Way a gás tem primeira venda no Brasil

O Grupo Cetric compra as primeiras unidades do Iveco S-Way a gás no País, assim fazendo a estreia do caminhão no mercado

Agora é oficial, Iveco S-Way a gás tem primeira venda no Brasil

Iveco S-Way NG

Crédito:Iveco/Divulgação

O Iveco S-Way NG faz a sua estreia no mercado brasileiro. O Grupo Cetric comprou 28 unidades do modelo. Dessa forma, os veículos que são movidos a gás natural e biometano vão atuar na operação de coleta de resíduos da empresa. Seja como for, as unidades serão entregues no decorrer deste ano.

Para essa operação, o S-Way NG 6x2 conta com o motor FPT Cursor 13, de 460 cv. Por ora, o mais potente do mercado. Mas a Scania, em breve, terá uma versão a gás com potência equivalente. O caminhão da Iveco conta com capacidade total de 960 litros (240 m³). Assim, proporciona a maior autonomia entre os veículos movidos a gás natural no País.

Rota Azul

A parceria entre a Iveco e o Grupo Cetric contempla também o Projeto Rota Azul. A iniciativa inovadora tem como objetivo a instalação de postos de abastecimento de biometano ao longo da Rodovia BR-282/470, em Santa Catarina. Assim, criando a infraestrutura necessária para impulsionar a utilização do biometano como combustível sustentável.

Iveco a gás vai começar a operar no País, Grupo Cetric comprou 28 unidades do modelo de 460 cv

"Estamos muito satisfeitos e entusiasmados com a aquisição do lote do S-Way NG e com o Projeto Rota Azul. Esse movimento representa um marco na nossa jornada rumo à sustentabilidade", afirma o presidente do Grupo Cetric, Gustavo Baldissera. Vale ressaltar que a montadora tem atualmente uma frota de cerca de 250 caminhões. Destes, 70% são modelos Iveco, desde caminhões leves aos pesados.

Iveco oferece opções alternativas ao gás

Presidente da Iveco para a América Latina, Marcio Querichelli, diz que a novidade faz parte da estratégia multi energética da marca. Para isso, a Iveco anuncia que terá uma oferta ampla de modelos no mercado.

"Acreditamos muito no gás natural e biometano como a melhor opção de combustível de transição para o diesel. Nesse sentido, oferecemos o S-Way NG e o Tector NG atuando em operações mistas e rodoviárias. E para as operações urbanas, a eDaily, versão elétrica da Daily, será nossa principal aposta nesse segmento. Mas não paramos por aí", diz Querichelli.

Em breve, a Iveco iniciará os testes com o motor FPT F1C Bi-Fuel, que utiliza etanol ou biometano. Possivelmente esse motor deve ser avaliado no Daily. Mas a Iveco não confirma.

Do mesmo modo, a marca informa que também vai trabalhar com o hidrogênio verde (H2). Mas não confirma se no Brasil ou na região. Vale lembrar que a Iveco já atua com os veículos a gás há mais de quatro anos. O Tector GNV, por exemplo, é produzido em Córdoba, na Argentina.

Por: estradao.estadao.com.br em Notícias Amalcaburio

Comentários SOBRE ESTA NOTÍCIA
Voltar
LEIA TAMBÉM