27 março, 2015
A perda de eficiência dos freios, ruídos, pouca durabilidade das lonas, vibrações e aumento da distância de frenagem são muito comuns nos caminhões daqueles que não estão atentos a manutenção preventiva do sistema. A falta de manutenção também pode desgastar excessivamente as lonas e tambores, superaquecer o sistema, danificar as molas, retentores, rolamentos e até os pneus.
Pensando nisso, o Blog da Iveco listou algumas dicas que vão ajudar a preservar o sistema de freios do seu caminhão.
1) Sempre que trocar as lonas, as molas de retorno e de retenção dos freios também devem ser substituídas.
2) Verifique se os patins estão empenados e se existe folga radial, no sentido vertical. Se existir a folga é necessário a troca das buchas. Se o problema continuar, o eixo expansor deve ser substituído.
3) O máximo permitido para a folga do axial é de 1,5 mm. Para corrigi-la é necessário acrescentar arruelas espaçadoras entre o anel elástico e o ajustador.
Motorista, fique atento a:
- Pressão pneumática do sistema
- Tempo de enchimento do reservatório de ar
- Vazamentos de ar
- Excesso de água nos reservatórios pneumáticos
- Válvulas de freios
- Curso das câmeras de freios
- Desgaste das lonas e nos componentes de freios
- Travamento das rodas durante a frenagem
Vc pode ainda prolongar a vida do sistema fazendo uso de:
- Redução de marchas
- Freio motor
- e em alguns caminhões o Intarder (retardador de movimento)
Praticas simples que aumentarão em mais de 40% a vida útil do sistema de freios.
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