19 setembro, 2012
A Ford mostrou na terça-feira, 18, a nova geração da van Transit, durante o Salão de Veículos Comerciais IAA de Hannover, na Alemanha. O modelo renovado será vendido em todo o mundo, inclusive na América do Norte, mercado onde nunca esteve presente antes, dentro da estratégia globalização de produtos da companhia, denominada One Ford.
Â?A Transit está se tornando global e para isso nós fizemos um veículo mais produtivo, econômico e robusto do que nuncaÂ?, disse Barb Samardzich, vice-presidente de desenvolvimento de produto da Ford Europa, durante a apresentação do modelo em Hannover. A evolução da família Transit, projetada pelo centro de desenvolvimento da companhia na Europa, é parte da renovação completa da linha de comerciais da Ford, que será executada nos próximos dois anos.
Na Europa e outros mercados onde a van já é vendida a nova Transit, produzida na Inglaterra e Turquia, vai substituir a linha atual de veículos de duas toneladas e incluir na família modelos de passageiros de uma tonelada. A Transit fará sua estreia na América do Norte em substituição aos furgões E-Series, com promessa de ser até 25% mais econômica. Para esse mercado o veículo passará a ser fabricado em Kansas City, na mesma planta onde a Ford produz as picapes F-150.
A renovação inclui diversos estilos de carroceria e configurações de entre-eixos, altura de teto e cabines. Segundo a Ford, o espaço de carga foi ampliado em 10%; a versão maior Jumbo oferece 15,1 metros cúbicos. A opção de chassi-cabine pode acomodar implementos de até 5 metros de comprimento.
Para os mercados europeus a nova Transit será equipada com o motor diesel Duratorq TDCi de 2,2 litros, com três opções de potência (100, 125 e 155 cavalos), e câmbio manual de seis marchas. Estarão disponíveis versões com tração traseira, frontal ou integral. Na América do Norte os clientes poderão escolher diversos tipos de motorização, incluindo o EcoBoost V6 de 3,5 litros a gasolina, além das opções a diesel.
A Ford estendeu à linha de veículos comerciais diversos dispositivos já disponíveis em seus automóveis de passageiros, como o sistema de comunicação Ford Sync ativado por comando de voz, conectividade a bordo com assistência de emergência, câmera de ré, piloto automático e aviso de saída da faixa de rolamento.
Tanto na Europa como na América do Norte, a nova Transit começa a ser vendida só no fim de 2013. Para os mercados sul-americanos, incluindo o Brasil, só deverá chegar no decorrer do primeiro semestre de 2014.
Automotive Business
Comentários SOBRE ESTA NOTÍCIA