29 novembro, 2012
Como falta pouco menos de um mês para a estação mais quente do ano, o verão, os caminhoneiros, que passam horas a fio expostos a condições muitas vezes extremas de temperatura, devem redobrar os cuidados com a saúde nesse período.
Segundo o Ministério da Saúde, as temperaturas altas podem ocasionar insolação e intoxicação alimentar e hídrica – causadas, respectivamente, pelo consumo de comida e água contaminadas. Os sintomas podem ser diarreia, febre, náuseas e vômitos, que podem levar à desidratação. É recomendável que para evitar a ocorrência de doenças como essas, o caminhoneiro esteja sempre atento à segurança, qualidade e conservação dos alimentos.
Já a insolação e a desidratação podem ser ocasionadas pela exposição excessiva ao sol e ao tempo quente. Para evitar estes problemas, é indicado o consumo de água fresca ao longo de todo o dia, alimentação balanceada – evitando alimentos gordurosos -, uso de protetor solar com fator de proteção de, no mínimo, 30, reduzir a exposição ao sol se possível para entre 10h e 16h, usar óculos escuros com proteção UVA/UVB e chapéu ou boné.
Outra preocupação comum neste período é a dengue. Como as chuvas são mais frequentes neste período, os cuidados devem ser redobrados. Principalmente com qualquer recipiente que possa acumular água, como na cobertura da carga, pois ele pode se tornar um lugar favorável para a reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
No verão, os cuidados com a saúde devem ser redobrados. Fontes: portal Terra e portal O Carreteiro
Comentários SOBRE ESTA NOTÍCIA