3 junho, 2016
Você trafega pelas rodovias com os faróis acesos? Pois agora, é obrigatório mantê-los ligados, na luz baixa, durante o dia. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União e a medida, aprovada pelo Congresso Nacional, tem o objetivo de aumentar a segurança nas estradas.
A intenção é que os faróis acesos aumentem a visibilidade dos veículos, reduzindo o risco de colisões. Em 1998, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou uma resolução na qual recomendava a prática, mas, por não ter força de lei, poucos motoristas adotam a medida.
A lei prevê, ainda, a obrigatoriedade da luz baixa em túneis, mesmo que tenham iluminação pública. Além disso, o motorista deve usar a luz alta em vias não iluminadas, exceto ao cruzar ou trafegar atrás de outro veículo.
No caso de chuva forte, neblina ou cerração, deve-se manter acesas ao menos as luzes de posição. Caso não cumpra as determinações, o condutor é multado por infração média, que equivale a R$ 85,13, com perda de quatro pontos na carteira.
E aí, o que você acha dessa determinação?
Comentários SOBRE ESTA NOTÍCIA