Notícias

15 outubro, 2014

Volvo realiza seminário Zero Acidentes dia 16 em Camboriú

() Comentários

O Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST) realiza nestea quinta-feira (16) o Seminário Zero Acidentes, na cidade de Balneário Camboriú (SC). O evento tem apoio da Dicave, concessionária da marca em Santa Catarina. É possível atingir zero acidentes envolvendo caminhões? E qual a imagem que a sociedade brasileira tem do transporte de cargas? Estes questionamentos estarão no centro do debate.

O seminário faz parte de uma série de encontros que o PVST está realizando  no país para engajar os transportadores e entidades do setor na visão Zero Acidentes adotada recentemente pela Volvo no Brasil. O Zero Acidentes é a visão de segurança adotada pelo Grupo Volvo no mundo e tem como ideal de futuro zero acidentes envolvendo os seus veículos.

motora

“Estamos realizando debates regionais, para discutir formas de aumentar a segurança no transporte comercial de acordo com a realidade e as necessidades das diferentes regiões do país. Sabemos que a meta de zero acidentes envolvendo veículos Volvo é extremamente desafiadora, que pode parecer utopia, mas a realidade só é transformada com ousadia. Por isso precisamos somar esforços, com a nossa rede de concessionárias e toda a cadeia de negócios envolvida com transporte comercial”, explica Anaelse Oliveira, coordenadora do PVST.

Entre os pontos debatidos no encontro para redução do número de acidentes envolvendo caminhões estão a jornada de trabalho adequada,  a importância do treinamento para a formação de novos motoristas e a qualificação comportamental e técnica dos profissionais que já atuam na área.

“O setor de transporte tem muitos desafios, e a segurança no trânsito é um tema crucial para melhorar a qualidade de vida do motorista, diminuir os riscos de profissão e torná-la mais atrativa. Discutir propostas é uma forma de encontrar caminhos para a redução dos acidentes no país, melhorar a qualificação dos profissionais e conscientizar sobre a importância da manutenção preventiva dos veículos para que sigam viagem sem riscos”, afirma o diretor comercial da Dicave, Ricardo Fiedler.

No seminário também será apresentada os principais resultados da pesquisa “A Imagem do Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil” realizada pelo Instituto Bonilha a pedido do PVST.  O estudo aponta que 63% dos entrevistados acreditam que os motoristas usam estimulantes para permanecerem mais tempo no volante e que 58% acreditam que profissão não é valorizada. Em relação à segurança, 40% acreditam que os acidentes são provocados pela má conservação das estradas, e 21% que são provocados por imprudência dos motoristas.

“Estes resultados nos dão subsídio para determinar ações concretas que colaborem para aumentar a segurança nas estradas e para valorizar o motorista profissional”, destaca Anaelse.

Além das transportadoras, participam do debate entidades que representam ao setor do transporte de cargas NTC & Logística, Fetrancesc (Federação das Empresas de Transporte de Cargas de Santa Catarina), Setcesc, Sest-Senat, Seveículos/Dalçóquio, Setracajo/Transpocred/Aceville e Transtech.

 

Serviço

O quê: Seminário do Programa Volvo de Segurança no Trânsito

Quando: 16 de outubro de 2014 (quinta-feira)       

Onde: Hotel Infinity Blue – Sala Atlântico (Estr. da Rainha, 1000, Praia dos Amores – Balneário Camboriú)

Horário: das 12h às 18h45min  

Comentários SOBRE ESTA NOTÍCIA
Voltar
LEIA TAMBÉM