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8 agosto, 2017

Volkswagen Caminhões lança série limitada para homenagear primeiros modelos da marca

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Em meados dos anos 70, a Volkswagen AG adquiriu as operações da Chrysler do Brasil, que fabricava automóveis e caminhões com a marca Dodge, em São Bernardo do Campo-SP. Essa aquisição possibilitou ao fabricante alemão ter acesso à fabricação de caminhões, após a mudança da razão social da empresa em 1980 e o lançamento de seu primeiro modelo em 1981.

Daquela época, surgiram três modelos basicamente, sendo eles o caminhão leve 6.80 e os médios 11.130 e 13.130. O trio iniciou a carreira comercial no Brasil com características bem peculiares, tais como a pintura Amarelo Primavera, bancos em vinil preto, rodas pintadas de preto (raiadas nos caminhões médios) e outros detalhes na mesma cor, tais como para-choques, grade e retrovisores, por exemplo.

É esse visual que a Volkswagen Caminhões e Ônibus agora está reproduzindo nos modelos Delivery 8.160 e o Worker 13.190, herdeiros daqueles modelos do início dos anos 80. O Delivery 8.160 tem motor Cummins ISF de 3,8 litros com potência de 162 cv e caixa de transmissão ZF S5-420 HD.

Já o Worker 13.190 tem motor MAN D08 de 4,6 litros, quatro cilindros e potência de 190 cv, sistema de injeção Common Rail e tecnologia EGR, que dispensa o uso do Arla 32. Os caminhões atuais da série limitada reproduzem o mesmo visual de seus antepassados, mas com a tecnologia atual.

Em 2005, a linha Delivery surgiu no mercado de caminhões leves, aproveitando o DNA do 6.80 e de lá para cá já vendeu mais de 100 mil unidades. Já a linha Worker derivada dos antigos 11.130 e 13.130, tendo vendido até o momento mais de 428 mil unidades. A marca ainda lançou a série 2000, que incluía o best seller dos cavalos mecânicos pesados, o 18.310.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus também lançou o Constellation, uma nova linha de caminhões que hoje atende a maioria dos segmentos onde a marca atua. Por fim, chegaram os extrapesados da MAN, completando a gama após o controle da operação brasileira passar para a MAN Latin America.

empresa criou um site específico para reservas da série histórica limitada. Além disso, lançará um vídeo promocional e posteriormente um livro com histórias dos proprietários dos caminhões da marca, feito com capa de lona de caminhão, usada para cobrir as cargas durante o transporte.

De janeiro a julho, a MAN-LA vendeu 6.333 caminhões, o que lhe rendeu 24,37% de participação no mercado, ficando atrás da Mercedes-Benz. No mês de julho, a posição se inverteu, liderando as vendas com 1.268 unidades e participação de 28,02%. A rival alemã ficou em segundo com 1.159 vendidos e 25,61% de market share.

http://www.man-la.com/seriehistorica/

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