Notícias

27 novembro, 2017

Toco? Truck? Traçado? Bi-truck? Entenda a diferença!

() Comentários

Existem diferentes tipos de caminhões, com muitas especificações e capacidades. Começando pelos pequenos veículos urbanos de carga, até os grandes caminhões articulados para transporte de grandes quantidades e por longas distâncias.

Confira agora alguns dos tipos de brutos mais comuns e suas especificações:

TOCO

 É um caminhão que tem apenas um eixo na carroceria, ou seja, um eixo frontal e outro traseiro de rodagem simples ou dupla. Tem peso bruto de 3,5 a 16 toneladas e comprimento máximo de 14 metros.

 

TRUCK

 O caminhão que tem o eixo duplo na carroceria, ou seja, dois eixos juntos. O objetivo é poder carregar carga maior e proporcionar melhor desempenho ao veículo. Um dos eixos traseiros deve necessariamente receber a força do motor. Sua capacidade é de 10 a 14 toneladas, possui peso bruto máximo de 23 toneladas e seu comprimento é também de 14 metros, como no caminhão toco.

TRAÇADO

O caminhão traçado é o caminhão que tem três eixos, sendo um deles dianteiro e dois deles traseiros e com tração. Também chamado 6×4. O nome traçado é dado porque é um veículo de dois eixos de tração nas rodas traseiras.

 

BI-TRUCK

 É o nome dado para o caminhão com quatro eixos, sendo os dois eixos dianteiros direcionais. O caminhão é do tipo 8×2 ou 8×4.

 

Fonte: Sindipesa.

Blog da Iveco.

Comentários SOBRE ESTA NOTÍCIA
Voltar
LEIA TAMBÉM