Notícias

10 março, 2014

Mulheres no volante: cresce o número de mulheres caminhoneiras no Brasil

() Comentários

O número de mulheres na direção de veículos pesados cresce a cada dia. Mesmo sem dados oficiais que apontam este crescimento, não é raro ver uma mulher caminhoneira pelas estradas do Brasil. Segundo alguns empresários, o toque feminino acaba sendo um bom negócio já que estas profissionais reduzem os custos na manutenção dos veículos.

Como é o caso da motorista Simone de Cássia Oliveira Venâncio, de São Paulo, que trabalha com caminhões há quatro anos. A paixão por pesados começou quando ainda era criança. “Venho de uma família de caminhoneiros. Meu pai ainda trabalha no trecho e cresci nesse meio. Adorava ficar na cabine imaginando o dia em que estaria na estrada”. Para Simone, não foi fácil concretizar o sonho de ser caminhoneira. “Tive que deixar meus filhos pequenos com meu marido e meus pais não aceitaram a minha nova profissão. Lembro que meu pai ficou um mês sem conversar comigo, mas tive o apoio do meu marido, que sabia do tamanho da minha paixão pelo caminhão”, conta.

Atualmente, ela dirige um Iveco Hi-Way, lançamento da Iveco em 2013 e considerado o Caminhão do Ano pela imprensa europeia, e transposta combustíveis pelo interior de São Paulo. O seu caminhão chama a atenção por onde passa principalmente pelos acessórios personalizados por Simone. “O meu Iveco é a minha casa e a minha cabine diz muito sobre mim. Parece até um quarto de adolescente”, afirma a profissional de forma bem-humorada. Mas o estilo não fica apenas na cabine. O cuidado com a saúde e a vaidade é imprescindível para a caminhoneira, que frequenta academia e não descuida da alimentação quando está viajando. Ela ainda conta com uma manicure e uma depiladora em cada parada que faz.

Simone de Cássia transporta combustíveis pelo interior de São Paulo em seu Iveco Hi-Way

Simone de Cássia transporta combustíveis pelo interior de São Paulo em seu Iveco Hi-Way

Quando o assunto é direção, ela afirma que as mulheres são mais prudentes. E quem confirma é Marcos Roberto dos Anjos, caminhoneiro e marido de Simone. “As mulheres dirigem com um perfil mais defensivo, tomando cuidado com a estrada e com a carga que transporta. E são mais abertas a ouvir opiniões.”

O orgulho de ser caminhoneira é algo indescritível para Simone. “Só quem tem essa paixão sabe o que estou dizendo”. E Marcos apoia a afirmação. “Sou muito feliz por ter uma esposa tão corajosa que enche de orgulho toda a família. Admiro a mãe, a mulher e a esposa que ela é”, fala emocionado.

Para as futuras caminhoneiras, Simone deixa um recado. “Quando se tem um sonho, você tem que ter fé e força de vontade para concretizá-lo. No meu caso, não foi fácil, passei momentos complicados. Tive que deixar minha família para me realizar profissionalmente. Hoje eles sentem orgulho da mulher que sou”.

A Iveco parabeniza a Simone e todas as mulheres do Brasil pelo Dia Internacional da Mulher.

Acompanhe o Blog da Iveco para conhecer mulheres de força e coragem em nossa série especial “Mulheres no Volante”.

O post Mulheres no volante: cresce o número de mulheres caminhoneiras no Brasil apareceu primeiro em Blog da Iveco.

Comentários SOBRE ESTA NOTÍCIA
Voltar
LEIA TAMBÉM