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23 julho, 2014

Eletrônica traz leveza aos pesados

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PEDRO KUTNEY, AB | De Aachen (Alemanha)

 

Bitrem de 25 metros pode ser manobrado com a ponta do dedo em um tablet
operação de manobrar carretas longas em espaços apertados traz estresse ao motorista e riscos de danos. Não mais após uma boa dose da sempre criativa engenharia automotiva alemã. Quem visitar o próximo Salão de Veículos Comerciais de Hannover (o IAA Nutzfahrzeuge), na Alemanha, poderá manobrar como se fosse um videogame um enorme conjunto biarticulado de cavalo mecânico e bitrem, de pouco mais de 25 metros de comprimento e 40 toneladas de carga. Tudo por controle remoto, ao simples toque do dedo indicador sobre um tablet. E sem emitir gases de escape, pois a manobra é impulsionada por motor elétrico acoplado à transmissão. 

A invenção é da ZF, que aplicou em umcaminhão híbrido protótipo uma série de novas tecnologias que permite o atrevimento futurístico. Mais do que demonstração lúdica, a intervenção revela o alto potencial da eletrônica para tornar veículos pesados mais leves de dirigir do que um quadriciclo, além de trazer maior segurança e economia de combustível. 

A ZF mostrou seus mais novos sistemas para veículos comerciais no início de julho em um campo de provas na pequena Aachen, cidade sede do império de Carlos Magno na Idade Média, no Oeste da Alemanha, ao lado da fronteira com a Holanda, onde algumas dessas tecnologias são desenvolvidas em convênio com a universidade local, referência em engenharia da mobilidade. Trabalhando em conjunto no Innovation Truck ou em separado, os principais destaques são o câmbio automatizado modular TraXon, que funciona tanto em caminhões com propulsão diesel convencional como tem também uma versão que agrega motor elétrico para veículos híbridos; e a direção eletro-hidráulica Servotwin – esta desenvolvida pela ZF Lenksysteme, joint venture em partes iguais da ZF com a Bosch. Tudo com muita inteligência artificial. 

“A influência dos softwares deve mudar a face da indústria e seus domínios clássicos”, confirma Fredrik Staedtler, vice-presidente executivo sênior da ZF Friedrichafen AG responsável pela divisão de desenvolvimento de tecnologia para veículos comerciais. Ele destaca que os fabricantes de caminhões seguem tendências antagônicas: ao mesmo tempo em que precisam oferecer diferenciações aos clientes que incluem redução do custo de propriedade, robustez, maior eficiência energética e eletrificação do powertrain, também não podem perder de vista a economia de escala. A eletrônica usada na mecânica pesada traz à tona novas possibilidades tecnológicas para atender esses fatores competitivos. “Os fornecedores devem oferecer essa diferenciação e, ao mesmo tempo, colocar diversos fabricantes no mesmo cesto para ganhar escala de produção e reduzir os custos das novas funcionalidades”, avalia. 

INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA 

ZF
Graças à integração de transmissão híbrida com motor elétrico, direção eletro-hidráulica e sistema de telemática (direita), o motorista pode comandar a manobra do caminhão do lado de fora da cabine, por meio de um tablet (esquerda), onde ele vê imagens das câmeras, escolhe se quer ir para frente ou para trás e dirige a carreta com o dedo indicador na tela (no centro).

O ZF Innovation Truck, que estará exposto no IAA no fim de setembro próximo, é um exemplo de integração de tecnologias existentes que projetam o futuro. O protótipo aglutina os novos sistemas de direção assistida eletro-hidráulica Servotwin e transmissão automatizada híbrida TraXon Hybrid com motor elétrico, ambos controlados por uma central eletrônica com programa de telemática desenvolvido pela Openmatics. 

Ao trabalhar em conjunto, os sistemas abrem caminho para uma rápida evolução dos caminhões, incluindo a condução autônoma, em que o veículo poderá rodar sem a interferência do motorista. Mas essa é uma rota mais longa. Por enquanto, o que se quer mostrar são as possibilidades tecnológicas já ao alcance das mãos. “Com o nosso Innovation Truck, ilustramos o potencial adicional de tecnologias conhecidas. Idealizamos funções de assistência completamente novas que são eficientes e, ao mesmo tempo, simples de adotar”, resume Stefan Sommer, CEO da ZF. 

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