Notícias

23 maio, 2016

Cuidados nas estradas com a chegada do inverno

() Comentários

O Brasil possui estações do ano bem definidas. Enquanto o verão é bem quente, o inverno costuma ser bem frio, principalmente à noite. Já pensou nas estradas, então? É preciso estar sempre bem agasalhado para evitar resfriados e indisposições.

Separamos hoje algumas dicas para você cuidar da sua saúde e também da vida útil do seu caminhão em dias frios. Confere com a gente?

- Ande sempre bem agasalhado. Essa dica vale principalmente para os motoristas que circulam à noite ou no Sul do país. Deixe uma blusa a mais no carro, use meias e confortáveis e, se tiver, calças mais quentes, de tecidos como moletom. Dá até para usar um cachecol de lã e, para proteger as orelhas, toucas de inverno.

- Cuide da sua alimentação. Normalmente, os dias mais frios nos dão vontade maior de consumir alimentos quentes e gordurosos. Uma feijoada, um café quente com leite, não fazem mal. Mas, ainda assim, tenha sempre na boleia uma fruta para não descuidar da saúde.

- Armazene os alimentos com cuidado. Não é porque está mais frio que os alimentos aumentam de validade. Se não forem armazenados corretamente, a chance de perderem continua grande e você não quer comida estragada, não é mesmo?

- Continue fazendo exercícios. Com o frio, os músculos tendem a ficar mais enrijecidos e, consequentemente, você pode sentir aquela “dor nas juntas” com mais frequência. Se exercite entre uma parada e outra e não perca a forma (veja aqui algumas dicas de exercícios fáceis e rápidos para dar mais disposição)*.

- Seu caminhão também precisa de cuidados, viu? Em épocas de muito frio, aqueça as molas do seu caminhão para não quebra-las. No frio, elas ficam mais enrrijecidas e se for exigido muito delas logo de cara, elas correm o risco de se romper. Ao sair pela manhã, coloque seu caminhão para andar devagar para que elas se aqueçam aos poucos. Fazendo isso, você consequentemente ajuda o motor, o câmbio e os amortecedores. Vale lembrar que os óleos têm sua máxima eficiência de lubrificação quando estão aquecidos.

E aí, preparado para o inverno?

Comentários SOBRE ESTA NOTÍCIA
Voltar
LEIA TAMBÉM