Notícias

23 abril, 2014

Brasil e Argentina iniciam conversas para destravar comércio

() Comentários

Com o propósito de iniciar as negociações para destravar o comércio bilateral entre Brasil e Argentina, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Mauro Borges, e a ministra da Indústria argentina, Débora Giorgi, se encontraram na terça-feira, 22, em Buenos Aires, para discutir mecanismos relativos à manutenção do comércio. A reunião também contou com a presença do secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Paulo Cafarelli, e o assessor-especial da presidência da república, Marco Aurélio Garcia, e seu primeiro entendimento diz respeito ao setor automotivo.

Segundo comunicado do MDIC, uma nova reunião está prevista na próxima semana entre autoridades e representantes da indústria automobilística dos dois países, desta vez em São Paulo, para debater uma proposta em comum. Borges classificou a reunião como produtiva e destacou que os dois governos criarão um grupo de trabalho para discutir o assunto.

“As duas nações sabem da importância de se fortalecer o comércio bilateral. Nesse momento, precisamos fortalecer a integração produtiva de Brasil e Argentina”, disse o ministro em nota. 

Na última quinta-feira, 17, representantes da Anfavea foram a Brasília pedir apoio a presidente Dilma Rousseff sobre diversos aspectos da indústria e do mercado, incluindo as exportações para a Argentina. Por sua vez, Dilma tão logo determinou ao ministro Borges que iniciasse as conversas com o país vizinho (leia aqui).

Segundo o MDIC, a reunião também dá continuidade aos trabalhos previstos no memorando de entendimento sobre financiamento do comércio bilateral assinado entre os dois países em 28 de março com o objetivo de promover a atividade por meio da redução de incertezas e do aumento da confiança entre operadores comerciais e financeiros, além de facilitar a garantir fluxos de pagamentos relativos a estas operações.

REDAÇÃO AB

Comentários SOBRE ESTA NOTÍCIA
Voltar
LEIA TAMBÉM